Open/Close Side Menu
Menu
Search
Close
Search

APRESENTAÇÃO


A contratação pública em Portugal tem vindo a evoluir significativamente desde o importante marco que foi a aprovação em janeiro de 2008 do Código dos Contratos Públicos, o qual veio integrar e modernizar o quadro legal dos mercados públicos. Ao longo destes 15 anos este código tem vindo a ser alterado a ritmo anual e, em 2017, sofreu profundas alterações de modo a transpor as diretivas da EU aprovadas em 2014. Mais recentemente foi aprovada a Lei 30/2021 introduzindo medidas especiais e instituindo importante órgão independente de acompanhamento e fiscalização, o que permite responder a necessidades sentidas desde há muito.

Entretanto, os desafios que se colocam à contratação pública em Portugal no presente e nos anos futuros incluem dimensões bem distintas, as quais resultam de novos paradigmas a que todos estamos obrigados, incluindo os da inovação e sustentabilidade, e, bem assim, das exigências de consideração das novas funções do Estado e dos Programas de Apoio Comunitários, designadamente PRR, sem esquecer as condições de volatilidade das cadeias de aprovisionamento e dos próprios mercados que exigem maior capacidade de adaptação à própria execução de contratos.

Também convém referir que as sucessivas e recentes alterações ao CCP, designadamente, o DL 78/2022, de 7 de novembro, introduzem novas orientações das quais são exemplo o Artigo 2.º-A - aditamento à Lei 30/2021– permitindo a generalização da utilização do regime especial de empreitadas em conceção-construção, o qual tem justificado compreensível polémica.

É com o objetivo de refletir sobre a evolução conseguida ao longo destes 15 anos e de prospetivar as necessidades de evolução futura que é organizado este congresso, esperando concitar o interesse e a participação de toda a comunidade nacional interessada nos mercados públicos.

Após a realização do congresso a APMEP irá elaborar documento com as principais recomendações resultantes dos debates e que serão partilhadas com os participantes e apresentadas ao Governo.

EasyDNNAccessibilityModule

PROGRAMA


PDF

 

Organização

  • APMEP
    Associação Portuguesa da Contratação Pública

  • OPET
  • Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia

Notícia

img

Apoio

image

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto <UIDB/04005/2020>, com o identificador DOI <10.54499/UIDB/04005/2020 (https://doi.org/10.54499/UIDB/04005/2020)>.

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto <UIDB/04053/2020>, com o identificador DOI <10.54499/UIDB/04053/2020 (https://doi.org/10.54499/UIDB/04053/2020)>.

image

FOTOGALERIA


Close
    My location
    1. Search for location
    2. My location
    Back To Top