APRESENTAÇÃO
No dia 17 de junho de 2024, entre as 19H00 e as 21H00, irá ocorrer, no Auditório 4 da Universidade Lusíada [Lisboa], a apresentação de projetos dos estudantes da licenciatura em Design (2.º ano), relativos ao exercício intitulado "O beco: propostas para o beco poente da Travessa Artur Lamas".
As propostas a apresentar neste evento partiram de um desafio lançado pelos moradores que carecem de um local público para repousar, para a realização de atividades de lazer, encontros e eventos. O bairro é habitado por diversas faixas etárias e não possui oferta de espaço público, como zonas verdes e outros equipamentos para aquele propósito. No beco, atualmente utilizado para o estacionamento desregrado de viaturas automóveis, situação que prejudica a circulação de peões, foram já realizadas algumas iniciativas, designadamente o "Dia do vizinho" ou a "Festa dos vizinhos". Trata-se, portanto, de um local previamente identificado pelos moradores e considerado adequado para valorização urbana com o desígnio pretendido.
Aos estudantes do 2.º ano da licenciatura em Design coube, após lançado o desafio e conforme o enunciado lançado pelos professores, intitulado "O beco", projetar, em grupos de trabalho, para tornar o beco num lugar que melhore efetivamente a qualidade de vida dos habitantes do bairro, propondo conceitos e soluções de modo a potenciar o espírito comunitário já existente. Integrado na vertente de "design de ambientes" do referido curso, os alunos recorreram a estratégias de design social / participativo e de placemaking, constituindo o desafio uma oportunidade "real" e de partilha com a comunidade e com o poder local.