No início deste novo ano letivo, saúdo calorosamente os estudantes da nossa Universidade, dando muito especialmente as boas-vindas aos que agora vão iniciar o seu percurso formativo universitário e desejando a todos as maiores felicidades no plano académico e pessoal.
Agora é chegado o tempo de, com energia e entusiasmo renovados, enfrentarmos os novos desafios académicos que acompanham este ano letivo que temos pela frente, fazendo-o com a lembrança de compromissos que são da Universidade mas também dos seus estudantes.
A Universidade existe por e para os seus estudantes, que lhe dão razão de ser, assumindo os seus órgãos, em vista disso, o compromisso de acudir, com elevado critério, a todos os aspetos da vida universitária e assegurando, desde logo, com os meios adequados, o rigor e a qualidade do ensino que ministra.
No exercício das funções que me incumbem, procurarei agir em homenagem a esse compromisso institucional de serviço aos estudantes, que tem marcado a história da nossa Universidade. E poderão os estudantes contar com o meu total apoio para superarem eventuais dificuldades com as quais possam vir a ser confrontados, estando certo de que este mesmo compromisso e disponibilidade irão encontrar em todos os demais órgãos académicos, no corpo docente e nos colaboradores administrativos da Universidade.
Paralelamente, a Universidade espera de todos os seus estudantes que cumpram o compromisso de sua plena dedicação ao trabalho académico, esforçando-se pelo desenvolvimento das competências que mais tarde irão aplicar na sua vida profissional. Os esforços de hoje projetar-se-ão no futuro, concorrendo para um sucesso pessoal de que afinal a Universidade muito se orgulhará.
Para além disso, a Universidade espera dos seus estudantes um envolvimento amplo na vida universitária, nomeadamente através da sua participação nos órgãos académicos, nas estruturas associativas estudantis e nas atividades de extensão cultural. Com isso estarão a promover a sua capacidade de iniciativa, bem como, transversalmente, a sua formação cívica, ética, cultural e pessoal. Ao mesmo tempo, estarão a concorrer, decisivamente, para que a Universidade cumpra plenamente a sua missão.
Um bom ano escolar.
Professor Doutor Afonso d'Oliveira Martins
Reitor da Universidade Lusíada
Vice-Presidente da Fundação Minerva