Open/Close Side Menu
Menu
Search
Close
Search

Prova pública de mestrado em Serviço Social

 Políticas locais e promoção do bem-estar no 
 envelhecimento: o papel dos espaços seniores 

Lic.ª Beatriz Afonso de Almeida Bastos Coelho

4 dezembro 2023 • 16H00 - 17H00 • Sala 9F — Universidade Lusíada [Lisboa]

APRESENTAÇÃO


O envelhecimento demográfico constitui, atualmente, uma das principais características e desafios na sociedade contemporânea. A presente dissertação pretendeu analisar, na perspetiva dos utentes, os motivos que levaram as pessoas idosas a procurar e a frequentar os Espaços Sénior em funcionamento no Município de Cascais. Procurou-se perceber em que medida esta resposta social atende às necessidades e expectativas dos utilizadores, o modelo de funcionamento e qualidade dos serviços prestados, assim como o seu impacto no bem-estar da pessoa idosa.
O estudo, de natureza qualitativa, incidiu numa amostra de 26 indivíduos, dos quais 2 são profissionais e os restantes utilizadores dos Espaços Sénior. Como instrumentos de recolha de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada às assistentes sociais responsáveis pelos Espaços Sénior e um guião orientador da recolha de informação junto dos frequentadores, realizada através da técnica de focus group. Os dados foram, posteriormente, sujeitos a análise de conteúdo.
Os resultados permitiram identificar que as pessoas idosas procuram este tipo de resposta social sobretudo pela diversidade de atividades que a resposta oferece, tendo sido possível verificar que os participantes têm uma perceção positiva quanto ao seu funcionamento e organização, assim como sobre a influência na sua vida quotidiana, afirmando melhoria do seu bem-estar após terem iniciado a frequência dos Espaços. Os resultados possibilitam, também, analisar o papel do assistente social na dinamização dos Espaços Séniores, bem como identificar elementos de natureza reflexiva que se pretende venham a contribuir para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população idosa. (Beatriz Afonso de Almeida Bastos Coelho)

PROGRAMA


4 DEZEMBRO 2023 • 16H00 - 17H30 • SALA 9F — UNIVERSIDADE LUSÍADA [LISBOA]
Título Políticas locais e promoção do bem-estar no envelhecimento: o papel dos espaços séniores.
MestrandaLic.ª Beatriz Afonso de Almeida Bastos Coelho
Júri Prof.ª Doutora Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva
Presidente

Prof.ª Doutora Maria Júlia Faria Cardoso
Orientadora

Prof.ª Doutora Inês Casquilho Duarte Martins

Arguente

Organização

Instituto Lusíada de Pós-graduações
Universidade Lusíada

Notícia

img

FOTOGALERIA


PEDIDO DE INFORMAÇÃO


Dr. Fernando Duarte

Instituto Lusíada de Pós-graduações

Rua Junqueira, 188 - 198 • 1349 - 001 Lisboa

Segunda a Sexta:
10H00 - 13H00
14H30 - 18H00

+351 213 611 531

+351 213 638 307

ilpg@lis.ulusiada.pt

N38º 41.880' W009º 11.522'

 

Close
    My location
    1. Search for location
    2. My location
    Back To Top