Open/Close Side Menu
Menu
Search
Close
Search

Prova pública de mestrado em Segurança e Justiça

 A intelligence no contexto da segurança nacional 
 e de uma renovada estratégia portuguesa. 

Lic. Bruno Pinto Cruz

21 junho 2023 • 11H00 - 12H30 • Sala 9F — Universidade Lusíada [Lisboa]

APRESENTAÇÃO


A presente investigação tem como grande prioridade analisar as informações estratégicas no contexto da segurança nacional e determinar que papel poderão assumir os serviços de informações no seio de uma grande estratégia nacional com o objetivo de responder aos desafios que o país enfrenta. De forma a cumprir este propósito realizou-se um debate assente numa abordagem compreensiva a vários aspetos, nomeadamente: às componentes técnicas das informações estratégicas; à política externa nacional; as informações à luz do Direito Internacional e Direito Interno; a capacidade de o país possuir uma grande estratégia; e por fim ao papel poderão assumir os serviços de informações no apoio à tomada de decisão e na efetivação de uma grande estratégia nacional tendo em vista a resposta aos desafios que o país enfrenta.
O caminho metodológico percorrido assentou no estabelecimento de relações causa-efeito, que conjuntamente com o apoio da teoria, permitiu compreender as falhas, enumerar as potencialidades e elaborar soluções para a problemática sobre estudo.
A análise realizada e as propostas que foram elaboradas, superaram as expectativas na medida em que foram sendo corroboradas pela teoria. Conclui-se, portanto, que Portugal entrou num rumo de clara decadência desde o “abandono” e desinvestimento na implementação de um sistema de informações que fornecesse uma compreensão acrescida da realidade, de forma a agarrar oportunidades para a obtenção de ganhos e a prevenir impactos negativos para o país decorrentes das conjunturas que se foram sucedendo. Afirma-se de igual forma, com base na investigação realizada, que Portugal mesmo sendo um pequeno Estado com recursos limitados, pode ter uma grande estratégia assente na sua vertente marítima e lusófona, com o apoio critico dos serviços de inteligência em todos os setores da mesma. Tudo o que foi proposto só será possível se a vontade política permitir, estiver dotada da visão para tal e realize os investimentos necessários nos serviços de inteligência nacionais, para que estes se tornem eficazes. Uma regra de ouro que nunca deve ser esquecida é que não há desenvolvimento sem segurança. (Bruno Pinto Cruz)

PROGRAMA


21 JUNHO 2023 • 10H00 - 11H30 • Sala 9F — UNIVERSIDADE LUSÍADA [LISBOA]
Título A intelligence no contexto da segurança nacional e de uma renovada estratégia portuguesa.
Mestrando

Lic. Bruno Pinto Cruz

Júri

Prof. Doutor José Alberto Rodríguez Lorenzo González
Presidente

Prof. Doutor Sérgio Ricardo Costa Chagas Felgueiras
Orientador

Prof. Doutor Pedro José Lopes Clemente
Arguente

Organização

Instituto Lusíada de Pós-graduações
Universidade Lusíada

Notícia

img

FOTOGALERIA


PEDIDO DE INFORMAÇÃO


   Dr. Fernando Duarte

   Instituto Lusíada de Pós-graduações

   Rua Junqueira, 188 - 198 • 1349 - 001 Lisboa

   Segunda a Sexta:
        10H00 - 13H00 
        14H30 - 18H00

   +351 213 611 531

   +351 213 638 307

   ilpg@lis.ulusiada.pt

   N38º 41.880' W009º 11.522'

 

 

Close
    My location
    1. Search for location
    2. My location
    Back To Top