Open/Close Side Menu
Menu
Search
Close
Search

Prova pública de mestrado em Musicoterapia

 A musicoterapia na demência: 
 intervenções num centro de dia 

Lic.ª Carolina Pacheco Alves

19 janeiro 2024 • 09H00 - 10H30 • Sala 9F — Universidade Lusíada [Lisboa]

APRESENTAÇÃO


O internamento em unidades de cuidados intensivos está geralmente associado a experiências negativas como dor e ansiedade, que comprometem a recuperação dos doentes que já se encontram em situação de grande vulnerabilidade. Deste modo, torna-se crucial a adoção de intervenções como a musicoterapia, que potenciam o controlo da dor e ansiedade, promovendo cuidados mais humanizados e integrativos.

A presente investigação teve como objetivo averiguar o impacto da musicoterapia na dor, ansiedade e parâmetros fisiológicos em doentes com ventilação mecânica internados em unidade de cuidados intensivos.

Este estudo, quantitativo, com um desenho quase-experimental, foi realizado num serviço de medicina intensiva - neurocríticos, tendo incluído onze participantes. Foram avaliadas a intensidade da dor e da ansiedade, utilizando as escalas Behavioral Pain Scale e Faces Anxiety Scale, e ainda os parâmetros fisiológicos nos momentos imediatamente antes e após a escuta musical de uma montagem composta por uma peça familiar ao doente, uma confortante e uma de relaxamento.

A partir de uma análise estatística descritiva e inferencial, verificou-se uma redução estatisticamente significativa da ansiedade e uma melhoria dos parâmetros fisiológicos em ambas as sessões. Quanto à variável dor, apenas se verificou uma redução estatisticamente significativa na primeira sessão.

Os resultados obtidos são congruentes com a literatura existente, demonstrando a eficácia da musicoterapia na redução da dor, ansiedade e na otimização dos parâmetros fisiológicos de doentes em cuidados intensivos, submetidos a ventilação mecânica. (Pedro Emanuel Navega Cabral)

PROGRAMA


4 MAIO 2023 • 18H30 - 20H00 • SALA 9F — UNIVERSIDADE LUSÍADA [LISBOA]
Título Musicoterapia na redução da dor e ansiedade em doentes com ventilação mecânica em cuidados intensivos.
MestrandoLic. Pedro Emanuel Navega Cabral
Júri Prof.ª Doutora Túlia Rute Maia Cabrita
Presidente

Prof.ª Doutora Teresa Paula Rodrigues de Oliveira Leite Maurer
Supervisora

Prof.ª Doutora Ana Rita Laureano Maia

Arguente

Organização

Instituto Lusíada de Pós-graduações
Universidade Lusíada

Notícia

img

FOTOGALERIA


PEDIDO DE INFORMAÇÃO


   Dr. Fernando Duarte

   Instituto Lusíada de Pós-graduações

   Rua Junqueira, 188 - 198 • 1349 - 001 Lisboa

   Segunda a Sexta:
        10H00 - 13H00 
        14H30 - 18H00

   +351 213 611 531

   +351 213 638 307

   ilpg@lis.ulusiada.pt

   N38º 41.880' W009º 11.522'

 

 

Close
    My location
    1. Search for location
    2. My location
    Back To Top