O mundo empresarial de hoje é complexo e competitivo. Muitas empresas revelam que nas suas equipas é possível observar uma lacuna relativamente às soft skills, o que acaba por contrastar com as elevadas competências cognitivas resultantes de um mercado cada vez mais academicamente qualificado. Esta dicotomia vem mostrar a necessidade e pertinência de estudar as razões e os eventos que podem levar ao desenvolvimento de soft skills com capacidade de tornar o mercado de trabalho e os seus agentes, mais completos e eficientes.
Nesse sentido, esta investigação pretende mostrar como a prática de desportos coletivos federados pode transferir para o mercado de trabalho e, consequentemente, para as empresas, trabalhadores qualificados com competências que venham incentivar e melhorar o trabalho em equipa e, assim, aumentar a sua produtividade e desempenho.
Foram especificamente analisados os métodos de recrutamento e o impacto que este fator tem na opinião dos recrutadores face a quem se propõe a uma determinada posição. Para tal, realizamos entrevistas e questionários no sentido de estabelecer uma metodologia de recolha de informação, seguida de análise e processamento das informações adquiridas.
Os resultados são esclarecedores e pertinentes. É, de facto, revelador perceber que a prática desportiva tem a capacidade de desenvolver em nós determinadas competências que, quer mais tarde quer em simultâneo, se podem manisfestar úteis no dia-a-dia empresarial, ainda que por vezes de forma involuntária. (Pedro Monteiro Dinis Bernardes)