Open/Close Side Menu
Menu
Search
Close
Search

APRESENTAÇÃO


Este é um workshop interativo, desenvolvido pelo contrabaixista e compositor Rogério Botter Maio ao longo dos 39 anos de atuação profissional.

A sua proposta é que o estudante desenvolva uma maior compreensão da abordagem rítmica brasileira, suas nuances e segredos que se refletem no tempero especial de uma secção rítmica e no seu fraseado melódico característico dessa música. O 
estudante terá a experiência de sentir o suingue brasileiro, inicialmente no seu instrumento principal seja ele melódico (voz inclusive), harmónico ou da secção rítmica.

Terá a oportunidade de tocar algo já conhecido por ele, bem como tocar durante o workshop os arranjos propostos, demonstrando seus conhecimentos e solucionando suas dúvidas referentes à música brasileira.

Será convidado a tocar padrões simples em um ou mais instrumentos secundários como percussão ou outro qualquer (mesmo sem plena proficiência neles).

Desta forma, o 
estudante terá a consciência:

  • dos espaços musicais e da interação subtil entre os instrumentos da secção e melodia, entre os instrumentos da secção rítmica;
  • das nuances rítmicas do fraseado melódico num determinado estilo musical que talvez não conseguisse perceber no seu instrumento principal.

Serão, ainda, apresentados audiovisuais:

  • de exemplos musicais de uma vasta variedade de ritmos como Frevo, Ijexá, Maracatu, Samba (em compassos de 2/4, 3/4 e 7/8), Baião e ritmos/estilos relacionados (Côco, Maracatu, Xaxado, Forró, etc.);
  • da diferente abordagem rítmico-melódica entre vários estilos;
  • de aspetos históricos de alguns estilos (Choro, Bossa Nova, Carnaval samba-batucada e música do nordeste do Brasil) - breve resenha.

MÚSICO


image

Rogério Botter Maio

Baixista (acústico e elétrico), compositor, arranjador atuando há 39 anos. Estudou na Berklee College, Hochschule für Musik (Graz, Áustria) e Unicamp. Tocou com Paquito d'Rivera, Lionel Hampton, Cláudio Roditi, Manfredo Fest, Leny Andrade. Gravou com Gerry Mulligan & Jane Duboc, Naná Vasconcelos, Dom Salvador e foi membro do trio de Nelson Ayres, por 6 anos.

PROGRAMA


14H00
Sessão de abertura:
14H05
Workshop: A secção rítmica e a interpretação melódica na música brasileira.

Músico:
15H45
Debate
16H00Sessão de encerramento:

 

Organização

Prof. Doutor Massimo Cavalli
Coordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna
Faculdade de Arquitectura e Artes
Universidade Lusíada

Notícia

image

 

 

FOTOGALERIA


PEDIDO DE INFORMAÇÃO


Loading

   Dr.ª Natália Oliveira

   Gabinete de Relações Públicas

   Rua Junqueira, 188 - 198 • 1349 - 001 Lisboa

   09H00 - 18H00 (segunda a sexta-feira)

   +351 213 611 631

   +351 939 353 387

   +351 213 638 307

   natalia@lis.ulusiada.pt

   N38º 41.880' W009º 11.522'

 
Close
    My location
    1. Search for location
    2. My location
    Back To Top