APRESENTAÇÃO
O presente relatório visa descrever o trabalho clínico realizado ao longo do estágio curricular do mestrado de Musicoterapia pela Universidade Lusíada. O estágio decorreu no Centro de Neurodesenvolvimento Infantil - LogicaMentes, sendo a população alvo numa faixa etária entre os 2 e os 14 anos, diagnosticadas com perturbações do neurodesenvolvimento, com prejuízos na comunicação verbal e não verbal, interação, comportamental e emocional, sendo que a musicoterapia demonstrou ser uma mais-valia para o desenvolvimento global destas crianças.
Ao longo do estágio foram realizadas 7 sessões individuais, 1 díade mãe-bebé e 2 em coterapia entre a valência de psicologia e musicoterapia. Na avaliação inicial foram utilizados 3 instrumentos, uma grelha de observação contruída e adaptada do IMTAP, a Escala de Comunicabilidade Musical de Nordoff Robbins e uma ficha sonoro-musical, assim como a observação direta como forma de avaliação.
Os objetivos propostos para o estágio e para cada intervencionado em geral foram alcançados, revelando a importância da Musicoterapia para o desenvolvimento social, pessoal e emocional, assim como todo um trabalho multidisciplinar. (Mariana José Costa Guerreiro)