Open/Close Side Menu
Menu
Search
Close
Search

Prova pública de mestrado integrado em Arquitetura

 Arquitetura, cenografia e dança: a expressão da dança em 
 3 cenografias de João Mendes Ribeiro com Olga Roriz 

Lic.ª Sara Campos Lopes Brandt

16 maio 2022 • 16H00 - 17H00 • Sala 9F — Universidade Lusíada [Lisboa]

APRESENTAÇÃO


Esta dissertação procura, a relação entre a Arquitectura, a Cenografia e a Dança. Quais as suas diferenças? O que têm em comum? Onde se cruzam? A história e influências de cada uma das disciplinas. Expõe-se a ambiguidade do território cenográfico, expondo também as convergências conceptuais e até os seus processos, tal como a reciprocidade entre estas, o cruzamento das matérias e ainda de várias artes, o que faz naturalmente remeter a casos de estudo como, por exemplo, a Bauhaus e o seu Ballet-triádico de Oskar Schlemmer.

Esta procura acontece através do factor comum, com que se torna o centro desta investigação, o corpo no espaço. Tanto na Arquitectura, na Cenografia e na Dança, o corpo é a base e o centro. Este corpo que constrói um discurso, uma narrativa espacial nas três disciplinas, faz questionar como as influencia e como reage. Estes três temas induzem a investigação de autores que foram pioneiros e grandes influências nestas narrativas espaciais, criando a ligação entre Arquitectura/Cenografia/Dança, encontrando Pina Bausch.

Consequentemente explora-se a relação dos espaços e dos objectos com o corpo em movimento, atravessando temas como a materialidade, a funcionalidade e a multiplicidade arquitectónica, tal como o tema da noção da habitualidade do espaço cénico através da estreita relação entre o objecto cénico e o corpo, não obstante a verdade dos materiais e a evidência construtiva. Aborda-se ainda a questão da flexibilidade e multiplicidade dos objectos cénicos, em relação à experimentação em torno de cenografias dinâmicas que se modificam a si ou à paisagem, através da manipulação dos intérpretes, para tal investiga-se obras da Coreógrafa Olga Roriz com cenografias do Arquitecto e Cenógrafo João Mendes Ribeiro.

A Cenografia é abordada do ponto de vista da experimentação de processos e linguagens comuns à arquitectura e cruzando um vasto e diversificado quadro disciplinar; os projectos apresentados vão convocando noções que residem em ambos através de exemplos de cenografias que tem como referência projectos de arquitectura, tal como projectos de arquitectura que tem como influencia cenografias através de casos de estudo de projectos do Arquitecto e Cenógrafo João Mendes Ribeiro.

A componente humana e a vivência nos espaços, são temas centrais tanto na Arquitectura como na Cenografia e não há exemplo melhor que a dança, um bailarino como demonstração de um corpo que se movimenta num espaço, através das suas geometrias. (Sara Campos Lopes Brandt)

PROGRAMA


16 MAIO 2022 • 16H00 - 17H00 • Sala 9F — UNIVERSIDADE LUSÍADA [LISBOA]
Título Arquitetura, cenografia e dança: a expressão da dança em 3 cenografias de João Mendes Ribeiro com Olga Roriz.
MestrandoLic.ª Sara Campos Lopes Brandt
Júri

Prof.ª Doutora Arqt.ª Helena Cristina Caeiro Botelho
Presidente

Prof. Doutor Arqt. Bernardo d’Orey Manoel
Orientador

Prof. Doutor Arqt. Victor Manuel Canedo Neves
Arguente

Organização

Instituto Lusíada de Pós-graduações
Universidade Lusíada

Notícia

img

FOTOGALERIA


PEDIDO DE INFORMAÇÃO


Loading

   Dr. Fernando Duarte

   Instituto Lusíada de Pós-graduações

   Rua Junqueira, 188 - 198 • 1349 - 001 Lisboa

   Segunda a Sexta:
        10H00 - 13H00 
        14H30 - 18H00

   +351 213 611 531

   +351 213 638 307

   ilpg@lis.ulusiada.pt

   N38º 41.880' W009º 11.522'

 

 

Back To Top