APRESENTAÇÃO
A presente dissertação emerge da vontade de analisar a diversidade cultural e arquitetónica da região algarvia.
Para isso, ir-se-á acompanhar cronologicamente diferentes épocas da sua história, contextualizando-as, chegando à atualidade com a intenção de projetar um futuro.
Analisar assim, de um modo breve, os povos anteriores à formação de Portugal que habitaram no Algarve. Prosseguindo ao estudo da arquitetura tradicional, da arquitetura de transição do século XIX-XX, do modernismo e a sua relação com as tradições, do modo como se habita a arquitetura e por fim uma análise perante uma reabilitação de um edifício tradicional algarvio.
Esta viagem cronológica teve a sua importância, pois após a sua consciencialização promove um pensamento que visa olhar para um futuro com uma perspetiva distinta.
A relação das tradições e as ‘’arquiteturas’’ produzidas na região, permite entender a singularidade e o valor arquitetónico algarvio. (Ronaldo Diogo Vieira Moutinho e Silva)