Open/Close Side Menu
Menu
Search
Close
Search

Prova pública de mestrado em Gestão

 Proposta de um modelo estratégico aplicado 
 ao sector bancário 

Lic. Bruno Rafael Araújo da Fonseca

18 janeiro 2022 • 15H30 - 17H00 • Auditório 1 — Universidade Lusíada [Lisboa]

APRESENTAÇÃO


Este trabalho pretende estudar o processo de planeamento estratégico no que concerne às instituições financeiras e bancárias. Este olhar sobre o processo de planeamento estratégico será efetuado com recurso ao estudo, não só de modelos estratégicos, mas sobretudo através do estudo e aplicação de modelos de excelência operacional inseridos num ambiente de gestão de qualidade total - Total Quality Management (TQM), em interação com a estratégia. Investiga modelos teóricos e práticos de excelência operacional, compara-os, observa a sua evolução e implementação ao longo do tempo. Estuda a sua implementação e adequação ao sector bancário pela análise e medição de indicadores chave de performance e a possível repercussão nos resultados e na dinâmica da organização.

A investigação parte do geral para o particular e aborda sobretudo dois grandes temas: a estratégia e a excelência operacional, como parte integrante de uma gestão de qualidade total e de melhoria de processos. Aborda, ainda, vários perfis de instituição financeira, para com maior clareza se entender a forma de atuação ao mercado de cada uma delas, ajudando na definição de um modelo estratégico adequado.

Pretende-se verificar os estádios necessários para a introdução de um modelo de estratégico, nomeadamente, através do perfil definido. De uma forma geral, tenta demonstrar-se que a introdução de modelo de excelência operacional não só se adequa a qualquer instituição bancária, mas tem um impacto positivo sobre a sua dinâmica, através de um aumento da eficiência e eficácia de processos, o que proporciona por sua vez uma redução de custos e aumento de proventos.

O objetivo do estudo passa por propor um modelo conceptual estratégico, com o seu desenvolvimento a coabitar com as fases de planeamento estratégico através de indicadores chave de performance que abrangem quatro grandes áreas estratégicas dentro das organizações bancárias: o CLIENTE, a TECNOLOGIA, o ESPAÇO e as PESSOAS. Em suma, pretende-se observar os possíveis impactos que o modelo escolhido terá sobre a dinâmica da empresa incluindo a componente estratégica, tática e operacional.





PROGRAMA


18 JANEIRO 2022 • 15H30 - 17H00 • AUDITÓRIO 1 — UNIVERSIDADE LUSÍADA [LISBOA]
Título Proposta de um modelo estratégico aplicado ao sector bancário.
MestrandaLic. Bruno Rafael Araújo da Fonseca
Júri Prof. Doutor Nuno Miguel Simões Venes
Presidente

Prof. Doutor Mário Alexandre Guerreiro Antão
Orientador

Prof. Doutor Rogério Marques Serrasqueiro

Arguente

Organização

Instituto Lusíada de Pós-graduações
Universidade Lusíada

Notícia

image

FOTOGALERIA


PEDIDO DE INFORMAÇÃO


Loading

   Dr. Fernando Duarte

   Instituto Lusíada de Pós-graduações

   Rua Junqueira, 188 - 198 • 1349 - 001 Lisboa

   Segunda a Sexta:
        10H00 - 13H00 
        14H30 - 18H00

   +351 213 611 531

   +351 213 638 307

   ilpg@lis.ulusiada.pt

   N38º 41.880' W009º 11.522'

 

 

Close
    My location
    1. Search for location
    2. My location
    Back To Top