Open/Close Side Menu
Menu
Search
Close
Search

MASTERCLASS

 O poder do fraseado vocal 

Maria Mendes

8 novembro 2021 • 11H00 - 14H00

Auditório 4 — Universidade Lusíada

APRESENTAÇÃO


No âmbito da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada vai realizar-se uma masterclass com a cantora Maria Mendes, no dia 8 de novembro de 2021, entre as 11H00 e as 14H00, no Auditório 4 da Universidade Lusíada, subordinada ao título "O poder do fraseado vocal".

Esta iniciativa pretende demonstrar a forma como se deve individualizar o story telling e fortalecer a identidade musical através de noções rítmicas encontradas nas palavras, na melodia e na respiração do instrumento vocal.

Este tipo de evento tem-se revelado determinante na formação dos músicos, uma vez que põe os alunos em contacto directo com especialistas, proporcionando-lhes um trabalho focalizado em aspectos concretos relacionados com a música nas perspectivas teórica e prática
.

BIO


image

Maria Mendes
Cantora e compositora

Artista nomeada para os Grammy 2021 & Latin Grammy 2020 e vencedora do prémio EDISON 2020 como melhor álbum vocal.

Aclamada pela prestigiada revista de jazz internacional "DownBeat" como "[...] uma cantora de jazz da mais alta ordem" e com um "futuro promissor" vaticinado por Quincy Jones, a cantora e compositora Maria Mendes foi até à data a única artista portuguesa no feminino a receber uma nomeação para o Grammy Americano. Em 2020, foi também nomeada para o Grammy Latino e venceu os EDISON Jazz Awards 2020 – prémio musical holandês equiparado ao Grammy.

Da sua lista de concertos esgotados, fazem parte salas e eventos tão importantes como o Concertgebouw (Amesterdão), os festivais de jazz North Sea e Montreaux, o Centro Cultural de Belém, a Casa da Música e SESC Pompeia (São Paulo). Teve, ainda, a honra de ser a primeira artista portuguesa a encabeçar o cartaz do icónico Blue Note Jazz Club de Nova Iorque.

O espectro da sua expressão musical resultou, até à data, em três álbuns a solo: Along the Road (2012), Innocentia (2015) e Close to Me (2019). 

Além da sua estreita parceria com o pianista, arranjador e produtor americano John Beasley e a famosa Metropole Orkest, Maria Mendes teve colaborações frutíferas com a Brussels Jazz Orchestra e com a aclamada clarinetista de jazz Anat Cohen. Teve o seu tema original "Inverso" como canção integrante da banda sonora da novela portuguesa Ouro Verde (vencedora do Emmy Internacional, em 2018).

Maria Mendes estudou em Nova Iorque, com Sheila Jordan, Rio de Janeiro, com Leny Andrade, Bruxelas, com David Linx. No Porto, fez a sua licenciatura em Jazz na ESMAE (cantora Fay Claassen) e, em Roterdão, obteve o grau de mestrado pela CODARTS. Diplomas nos métodos de técnica vocal: Lichtenberg, Lax Vox Vocal Methode, RABINE Vocal Method e EVTS Estill Voice Trainings System. Como professora convidada, Maria Mendes tem desenvolvido colaborações internacionais com conservatórios e escolas superiores de música, com classes em improvisação vocal e arte do "phrasing".

PROGRAMA


Masterclass
O poder do fraseado vocal: como individualizar o story telling e fortalecer a identidade musical através de noções rítmicas encontradas nas palavras, na melodia e na respiração do instrumento vocal.
Artista
Maria Mendes
Cantora e compositora
Data
8 novembro 2021
Hora
11H00 - 14H00
LocalAuditório 4 — Universidade Lusíada

 

Organização



Prof. Doutor Massimo Cavalli
Coordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna
Faculdade de Arquitectura e Artes
Universidade Lusíada.


Notícia

image

 

 

FOTOGALERIA


PEDIDO DE INFORMAÇÃO


Loading

   Dr.ª Natália Oliveira

   Gabinete de Relações Públicas

   Rua Junqueira, 188 - 198 • 1349 - 001 Lisboa

   09H00 - 18H00 (segunda a sexta-feira)

   +351 213 611 631

   +351 939 353 387

   +351 213 638 307

   natalia@lis.ulusiada.pt

   N38º 41.880' W009º 11.522'

 
Close
    My location
    1. Search for location
    2. My location
    Back To Top