APRESENTAÇÃO
A organização do Encontro intitulado “Olhares sobre a deficiência: intervenção, investigação e formação em rede” pretende transformar este momento num evento de referência nacional na área da Deficiência, reunindo anualmente profissionais, docentes, investigadores e estudantes na discussão de um tema. Este ano, sendo a primeira concretização do convénio celebrado entre o Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada (ISSSL-UL), o Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS) e a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), será abordado o tema “Envelhecimentos, territórios e redes locais: co-análise SWOT”.
Com estes encontros, a cooperação nasce sob o signo de uma pluralidade de olhares, convidados a dialogar entre si, num entrecruzamento entre o meio profissional e o meio académico que beneficia ambos. São muitos os saberes construídos no terreno pelos profissionais que interessam ao meio académico, empenhado em produzir conhecimentos e em oferecer formações profissionalmente relevantes. Tirar proveito deste potencial de enriquecimento mútuo, no vasto e complexo setor da deficiência, eis o principal objetivo desta parceria estratégica, que será apresentada por meio de um evento a duas vozes.
Os olhares das pessoas com deficiência e dos seus cuidadores informais são também partes integrantes da rede de trocas e de cooperação que esta parceria pretende implementar e dinamizar.
O programa deste primeiro encontro assentará em duas metodologias participativas capazes de provocar e dinamizar este cruzamento de olhares sobre as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças (análise SWOT) dos envelhecimentos (no plural), apreendidas a partir de territórios e de redes locais. Uma mesa-redonda, seguida de sessões paralelas de trabalho em pequenos grupos, tentará revelar como é possível enfrentar uma parte ou a totalidade dos problemas apurados, por meio de respostas e de recursos, mobilizados por redes de ação local.