APRESENTAÇÃO
O “Observatório Eleitoral Internacional” é um projeto de investigação científica do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA) e, como tal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), inserido na linha de investigação intitulada “Direito Público Transnacional” e no grupo de investigação “Direito Público e Teoria Política”. O coordenador do projeto é o Professor Doutor Manuel Monteiro e agrega presentemente 24 investigadores, sendo 5 investigadores integrados (doutorados) e 19 investigadores colaboradores (doutorandos, mestres, mestrandos e licenciados).
O referido projeto insere-se no domínio científico da Ciência Política e do Direito Constitucional, na área geral do Direito Eleitoral e Representação Política, e cruza com as áreas específicas dos sistemas eleitorais, sistemas partidários e sistemas de governo.
A metodologia utilizada traduz-se na seleção dos atos eleitorais realizados nos Estados selecionados e posterior investigação com particular incidência nos sistemas eleitorais e nos sistemas partidários com consulta de bibliografia temática. A metodologia de investigação valoriza o trabalho de grupo com a específica colaboração, sempre que possível, de investigadores dos Estados objeto de estudo.
A presente conferência visa dar a conhecer alguns dos resultados de projetos de investigação do "Observatório Eleitoral Internacional", a saber “A abstenção eleitoral em tempos da pandemia COVID-19: análise de 36 atos eleitorais em 26 Estados espalhados pelo mundo” e “Círculos eleitorais e representação mista: uma proposta inspirada no modelo norueguês” — submetendo-os à publicidade crítica da comunidade científica internacional e, ao mesmo tempo, introduzir na opinião pública as questões, sempre prementes, mas quase sempre adiadas da "reforma do sistema eleitoral português".